top of page

Surf Trip feminina para El Salvador

El Salvador é um país pouco conhecido fora do universo do surf. Localizado na América Central, é banhado pelo oceano Pacífico e o idioma oficial é o espanhol. Fomos em um grupo de 7 meninas através do projeto Maré Alta Surf Trips. Foram dias de muito surfe, autossuperação e companheirismo feminino.


surf trip feminina para el salvador, praia de sunzal el tunco
Sunzal - El Tunco

A população é acolhedora e a natureza maravilhosa, nos presenteando com ondas perfeitas. Para auxiliar os turistas, foi criado o projeto “Cidade do Surf”, um circuito de praias e investimentos no turismo ligado ao surf. Os hotéis cabem em todos os bolsos e gostos, desde grandes redes de hotelaria até deliciosos hostels. E o custo de alimentação e transporte é bem baixo, mesmo tudo sendo feito em dólares americanos.


Por exemplo, a Pupussa, prato típico da região custa 1 dólar, a cerveja long neck e a água custam 1 dólar e um prato de almoço varia normalmente de 5 a 10 dólares.


Visitamos locais como El Tunco, El Sunzal, Km 59 e Las Flores. A natureza é extremamente rica, com cenários de vulcões, praias com fundo de pedras, cachoeiras e uma vida selvagem exuberante.




Infelizmente o país ainda conta com uma economia de pouca expressividade, e durante nossa viagem foi claro de enxergar como a cidade dependia do turismo dos surfistas e como a pobreza é presente no país. A violência também ganha espaço, devido a guerra civil de 80, a corrupção, desigualdade social e a atual divisão de gangues e facções. O que nas regiões turísticas não é tão presente e visível.


Obs: É aconselhável viajar com uma agência ou com um guia que te indique os melhores picos para o surf e para a sua segurança, principalmente se você estiver em apenas mulheres, infelizmente o país ainda é culturalmente machista e conservador.


Como chegar em El Salvador?


Saímos de São Paulo, capital. Pegamos nosso voo em Guarulhos e fizemos duas escalas, uma na Colômbia e outra na Costa Rica, totalizando boas horas de viagens. Assim que chegamos na capital, San Salvador, já entramos direto na van da agência e seguimos por cerca de 3 horas de viagem em direção a El Tunco, a Surf City.


van surf trip feminina el salvador
km 59 - chegando na nossa van

Brasileiros não precisam de visto para entrar em El Salvador caso a viagem seja a turismo por até 90 dias. No entanto, lembre-se de que você precisará de um passaporte com validade mínima de seis meses para entrar no país. Não esqueça também que terá que apresentar o Certificado de Vacinação Contra a Febre Amarela. Fomos após a pandemia de 2020 então o uso de máscaras no avião ainda era obrigatório porém não precisamos realizar testes de covid, fique atento a situação quando for viajar.


Clima em El Salvador


O clima de El Salvador é quente e úmido, tão quente que só é possível aguentar o sol no início da manhã e no fim da tarde. A melhor época para fugir das chuvas é entre Novembro e Maio. E se você está indo viajar para surfar, é sempre bom dar uma checada na previsão de ondas antes. O mar é quente, nem chega a refrescar do imenso calor que é no país, leve camiseta para se proteger do sol.


Picos de Surf em El Salvador

O melhor que a América Central pode oferecer são diversos tipos de ondas de forma constante para todos os níveis, por exemplo, uma onda mais gordinha em Sunzal e uma mais rápida e pesada em Punta Roca, para todos os níveis e gostos.

Punta Roca

Definitivamente o pico de surf mais famoso e casca grossa de El Salvador. Já fomos no primeiro dia com um grande swell, ondas perfeitas e constantes com cerca de 1,5m. A parte mais difícil foi assistir as meninas entrando pelas pedras, o fundo de pedra realmente é desafiador para quem está acostumado com o beach break. Uma onda mais tubular, extensa, pesada e rápida para a direita. Desafiadora, não é para iniciantes e o crowd cheio costuma rolar com frequência.



Sunzal e La Bocana

As praias mais próximas do centro turístico. São ondas bastante extensas com direitas perfeitas. Passar a arrebentação pelo canal é bem tranquilo porém bem longe, da-lhe remada. Em La Bocana, apenas 10 minutos andando pela areia de Sunzal, temos uma onda mais cheia, com pressão, perfeita para todos os tipos de pranchas. Uma onda incrível, rápida, em pé, com pressão e para a esquerda, no mesmo pico quebra uma direita, porém mais desafiadora por terminar sobre um fundo de pedra exposto. Esses picos costumam ser os com mais crowd, independente do horário.



La Paz

La Paz é o "rabo" da onda de Punta Roca, dessa forma se transforma em uma onda mais tranquila, tendo menos crowd, direitas incríveis e ondas mais cheias, uma boa opção para ganhar coragem e confiança para os outros picos de El Salvador. Apesar do tamanho, o volume de água é bem maior do que no Brasil, então qualquer caldo, é um baita caldo.



Km 59

Na minha opinião uma das praias mais bonitas de El Salvador. Ela possui espaço com areia o que nos trás aquele costume de brasileiras, jogamos altinha e ficamos no quiosque pré e pós surfe - curiosidade: devido a cultura e a geografia de El Salvador, as pessoas não costumam ficar tomando sol ou passando o dia na praia, as mulheres nativas não usam biquíni nem mesmo para entrar na água.

Também é um pico de direitas e crowd varia de acordo com temporada e condições do tempo.



Las Flores

Las Flores é um lugar mais distante que vale muito a penas conhecer e passar alguns dias. Fizemos um bate e volta, cerca de 3 horas de estrada de van de El Tunco até Las Flores. Passamos por visuais incríveis de vulcões e montanhas. Também é uma pico com areia e point break de direita. Um dos visuais mais lindos que vimos na viagem. Vale a pena passar uns 3 dias nos deliciosos hotéis da região.




Quantos dias ficar em El Salvador?


Acredito que para aproveitar bem todos os picos de surf, seja necessário no mínimo 5 dias de viagem (sem contar os dias de ida e volta), assim dá tempo de repetir ondas e evoluir, separando um tempo para conhecer mais da natureza como cachoeiras e vulcões.


Lembre-se de fazer um seguro viagem para sua estadia, até porque a maioria das atividades estão relacionadas a natureza e esportes radicais, o que torna qualquer situação imprevisível e perigosa. Deixe tudo preparado para não ter nenhum perrengue relacionado a sua saúde.


Documentário Surfando nos Sonhos


Durante nossos incríveis dias em El Salvador, produzimos um documentário com patrocínio da Billabong Womens e Cerveja Corona: "Surfando nos Sonhos". O objetivo do documentário era contar sobre a primeira viagem internacional do grupo Maré Alta, mostrando as brincadeiras, parcerias e perrengues das mulheres dentro e fora do mar, em um dos maiores paraísos de ondas do mundo. Assista:




O que levar na mala?


Como é um destino extremamente quente e voltado para o surf, aqui segue uma listinha do que você não pode esquecer:

  • Biquínis - leve mais de um por dia para não ficar em contato com o tecido quente e úmido no corpo;

  • Shampoo e condicionador em barra;

  • Kit de primeiro socorros;

  • Repelente;

  • Chinelos - resistentes para pisar nas pedras;

  • Shorts - tecidos leves e de fácil secagem;

  • Vestidos - soltos e frescos;

  • Camisetas frescas e soltinhas;

  • Uma boa garrafa térmica;

  • Um ótimo protetor solar - leve um especialmente pro rosto;

  • Óculos de sol;

  • Kit de surf: prancha, quilhas, parafina, capa para transporte de pranchas no avião, mais de leash, resina para qualquer machucado na sua prancha, etc...


Dicas de fotografia de surf para sua viagem


As ondas de El Salvador quebram bem distantes, a primeira dica é levar uma lente com boa distância, de 300mm para cima, usei minha 70-300mm e não achei o melhor resultado dependendo da praia. Para as paisagens e fotos de grupo levei minha clássica 18-140mm que fez um ótimo trabalho.


Uma ótima dica é se comunicar com os locais e perguntar onde existem os melhor locais para fotografar. Por exemplo em Las Flores, fotografei de cima de um morro, o que ajudou muito na distância e ângulos das fotos, apenas da faixa de areia, podemos nos decepcionar.


Só o drone conseguiu captar a dimensão e tamanho das montanhas e matas de El Salvador, além de pegar imagens muito iradas de surf e das ondas constantes, aconselho a levar e tomar muito cuidado. A temperatura muito alta e ventos fortes geram alguns problemas recorrentes no drone e assim que cheguei no Brasil mandei para a limpeza completa e estava extremamente sujo e iniciando corrosão, tome cuidado assim que chegar de viagem.



Comments


bottom of page